A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo continua sendo uma excelente oportunidade para apreciar o cinema nacional. Nesta semana, assistimos a dois grandes filmes, com sessões lotadas, e o público reagiu de forma positiva.
“Os Enforcados” novo filme de Fernando Coimbra, acompanha um casal feliz que procura por uma saída do negócio criminoso da família. Porém, seus esforços os empurram cada vez mais para o buraco do qual esperavam escapar.
É notório que o Fernando Coimbra tem prazer em decupar e se diverte com os exageros que escreve e dirigi. O longa se resolve aí, quando se concentra na sátira e na perda do controle da violência. A cada decisão que os personagens tomam, eles ficam mais enforcados e as relações entre eles vão se modificando. Leandra Leal e Irene Ravache são sensacionais. Fui surpreendido.
Petra Costa executa quase uma sequência de “Democracia em Vertigem” em “Apocalipse nos Trópicos”. O documentário investiga a crescente influência que líderes evangélicos exercem sobre a política brasileira. Entrelaçando passado e presente, apresenta um espelho inquietante para o resto do mundo. Um retrato difícil de se encarar, mas necessário. Todos os sentimentos e caos dos últimos anos estão presentes.
Saiba mais do evento aqui.