Quando o legado de um filme vai além dele mesmo

   Desde a criação do conceito de arte sempre houveram obras inspiradas em criações anteriores, obras que revisitavam, reutilizavam ou desconstruíram influências dominantes.  Nisso quando se trata de cinema deve-se pontuar a respeito de filmes tão marcantes cujo legado ultrapassa a própria obra em si e acaba gerando subgêneros próprios. Com isso se abre uma discussão a respeito de como esses filmes legados lidam com a comparação a obra primaria e se é possível um filme legado superar a inspiração

    Para começar essa discussão é preciso refletir sobre o fato que toda criação artística sofre influência externa, pode ser do meio em que foi criada, da individualidade de quem cria do contexto da obra ou de obras marcantes existentes. No entanto existe uma linha entre a inspiração em algo anterior e se tornar uma obra sucessora do legado anterior, isso ocorre quando o filme acaba nítidamente seguindo as regras e padrões estabelecidos pela obra marcante, um exemplo disso pode ser vistos nos inúmeros filmes legados de “ O Exorcista” que seguem os padrões e regras estabelecidos pelo mesmo.

    Esses filmes legados possuem uma grande dificuldade além de sua execução que é não conseguir evitar comparações com a obra original, além de que muitas vezes há uma tendência de seguir as regras do original tão arrisca que perdem qualquer espaço para criatividade. Por isso é comum que antes mesmo de seu lançamento o público e a crítica já tenham uma tendência do que esperar da obra, afinal é possível se  igualar a uma obra aclamada no passado reproduzindo o que ela executou ?

Veja Também:  10 séries e filmes para quem está orfão de Bridgerton

    Não exatamente, independente da qualidade da execução existe um grande fator que impede qualquer obra que execute todos os passos de um anterior de se igualar a ele que é o fator do contexto de criação da obra. Quando um diretor ou roteirista estão concebendo um filme independentemente do gênero esse filme está sendo pensado para refletir um determinado contexto de acordo com sua temática, a reprodução das técnicas desse filme por mais bem feitas ou até melhores que podem ser nunca farão qualquer obra legado superar a original se o elemento do contexto não for atualizado.

      O cinema não é algo a parte do mundo e quando uma obra impacta o gênero dela é porque essa obra conseguiu  a partir de sua técnica, temática e execução abalar e impactar o contexto social no qual foi inserida. Para  isso a obra não vai apenas ser só mais uma no meio de várias, mas sim algo tão marcante positiva ou negativamente que irá se criar um referencial a partir dela, filmes irão ser concebidos a partir daquela obra, mas um fator determinante esquecido por muitos cineastas é que a arte tem que dialogar com a realidade que está inserida.

      Portanto é possível sim que hajam filmes legados que superem suas obras de referência, mas para isso elas devem ter em seu cerne uma nova perspectiva para a realidade que estão inseridas. Isso pode ser realizado de diversas maneiras, sejam filmes que homenageiam o passado e pegam a técnica, reflexão e estilo do trabalho anterior com uma visão moderna crítica abraçando o que foi essencial e permanece sendo essencial hoje. Outra maneira de se superar as obras originais é a partir da descontrução delas, utilizar-se das problemáticas e ápices impactantes para criar subversão a ponto de mudar o texto de algo que inspirou para refletir o mundo atual. Cinema está constantemente em mudança e constantemente criando obras que seguem o legado de outras e farão seus próprios legados, mas acima de tudo cinema é o reflexo do tempo em que é realizado e ter isso em mente é essencial.

By Don

Crítico, Nerd, Gamer que sabe que a verdade está lá fora. Viciado em séries, cinema e cultura pop em geral. Diretor de dois curtas metragens mas que hoje prefere atuar nos bastidores. Sonha em um dia visitar Hogwarts e o Condado e deseja que a força esteja sempre com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial