Já é uma discussão antiga a total saturação do gênero de filmes de super–heróis no cinema. Desde a conclusão épica da saga dos Vingadores em 2019 com Ultimato, poucos filmes, tanto da MARVEL Studios quanto da DC, conseguiram conquistar o apreço dos fãs.
Atualmente, os longas de ação precisam lutar muito para se mostrarem relevantes, já não basta mais apelar para a nostalgia ou efeitos incríveis. O público busca uma experiência imersiva que seja arrebatadora, algo que seja memorável e que valha seu ingresso.
Os mutantes são a nova aposta
E no caso da MARVEL, depois de unir três gerações de Homens-Aranha e apresentar a aventura final dos Guardiões da Galáxia, sua próxima grande empreitada para tentar recuperar a predominância no coração do público só podia ser mesmo explorando os X–Men, os mutantes mais famosos dos quadrinhos e que por 19 anos também fizeram história nas telonas pelas mãos da FOX.
Pois bem, com os direitos do Professor Xavier e CIA. retornando para a Disney, já estava mais do que na hora de vermos Wolverine, Fera e Jean Grey interagindo com o amplo e já conceituado universo cinematográfico da MARVEL.
Com a chegada do novo trailer de Deadpool 3, que se não bastasse contar apenas com o carisma fenomenal de Ryan Reynolds também terá o retorno aguardado de Hugh Jackman como Wolverine, as expectativas voltaram a ser encorajadas pelos marvetes.
Deadpool e Wolverine em um bromance
Em uma jogada de marketing certeira, a nova prévia (ao contrário de sua anterior), mostra Jackman em toda sua glória, ira e ainda usando o clássico uniforme amarelo e azul que por mais de uma década esperávamos poder conferir em tela.
Com explosões, cenas de ação, lutas nonsense e muitos palavrões, a MARVEL entregou tudo que os fãs queriam sem revelar a trama principal do longa (um feito admirável já que ultimamente trailers se tornaram resumos dos filmes).
Pelo que podemos notar, o Mercenário Tagarela será recrutado pela TVA (a agência temporal que conhecemos em Loki) para embarcar numa jornada pelo multiverso com a promessa de derrotar Cassandra Nova, uma mutante genocida e irmã de Charles Xavier.
No caminho, ele também deve ajudar uma variante do Wolverine que perdeu a fé a recuperar seu heroísmo. Vale destacar o ponto positivo de não desfazerem o final emocionante de Logan (2017), já que se trata de uma nova versão do personagem, e portanto, passível de receber uma abordagem completamente única.
Também é preciso reconhecer o forte sentimento de apelo à nostalgia no trailer, afinal, estamos testemunhando o retorno a franquia que a FOX ajudou a consagrar e personagens que nos conquistaram ao longo de quase duas décadas.
Homenagem ao legado dos X-Men
Além do Wolverine, outros mutantes que marcaram os filmes dos X–Men como Azazel, Pyro e Lady Letal aparecem sutilmente ali entre as cenas, o que confirma esse cuidado em trazer não apenas os mutantes heróis e vilões de volta, como também misturar elementos, estéticas e históras que foram sendo apresentados ao longo de sua estadia na FOX.
Ainda é cedo para saber se o retorno destes personagens terá algum impacto significativo para o futuro do MCU, ou se apenas estarão ali para saltar os olhos dos fãs mais atentos enquanto rendem cenas de muita pancadaria.
Uma coisa é certa, o hype é real, e a MARVEL tem grandes chances de dominar as bilheterias com Deadpool & Wolverine. Porém, levando em conta o fracasso de Multiverso da Loucura (2022) ao tentar competir com o imaginário do público, é nosso dever estarmos preparados para possíveis quebras de expectativa.
MCU a partir de agora
Depois de quase três anos de muitos fiascos e poucas promessas, está na hora do MCU parar de olhar para o futuro e focar no presente. Não adianta mais pavimentar esperanças sempre a caminho do próximo filme, o épico clama para ser testemunhado hoje.
E para quem acompanhou o MCU por 10 anos, sabe do que eles são capazes de fazer. Planejamento e execução, só isso pode salvar este universo da obsolescência, então a resposta à pergunta, se Deadpool 3 pode salvar a MARVEL, ainda é inconclusiva, embora seja certo dizer que o público irá esperar até 26 de julho para descobrir.
Deadpool & Wolverine promete ser uma virada de jogo, e pode ajudar a trazer a mudança que a Casa das Ideias precisa desesperadamente. Mas para isso acontecer o estúdio tem que ter a coragem de entregar o espetáculo que merece ser assistido e os fãs a confiança para acreditar nas boas histórias que filmes de super-heróis ainda podem contar.
Geek, colecionador de board games e cinéfilo apaixonado pelo mundo da comunicação. Gosta de escrever fanfics nas horas vagas, ler livros de terror e ficção científica, curtindo ao som de Gorillaz. Estiloso, sempre buscando looks inspiradores, gosta de praticar esportes, promover festas e estar rodeado pelos amigos.
Ansiosa para ver esse filme !! Porte ser tudo !!
[…] dupla mais querida do momento, Ryan Reynolds e Hugh Jackman, protagonistas do aguardado Deadpool e Wolverine, estão vindo para o […]