Uma linda animação da Aardman
Chegou a Netflix o novo filme da famosa dupla Wallace e Gromit. O longa é uma espécie de continuação do premiado curta-metragem “As Calças Erradas”, no qual a dupla de protagonistas impede que um ladrão Feathers McGraw roube um diamante azul.
Como costume, a Aardman Animations mantém seu estilo de animação em stop-motion, algo raro no mercado cinematográfico atual. Raro, porém lindo quando bem executado. O estúdio é referencia no estilo de animação e já entregou grandes obras como “A Fuga das Galinhas”, “Shaun, o Carneiro” e outras animações de “Wallace & Gromit”.
O longa tem pouco menos de 1h30 de duração, o que faz com que seja direto e sem muita enrolação. Wallace segue com dívidas por suas invenções não darem certo, até que um dia ele desenvolve o robô Normit que é um sucesso na vizinhança. Porém, após diversos roubos na cidade, Wallace é acusado de ser o mandante do crime e ele acabar preso.
Quem conhece os personagens já sabe o que esperar. Wallace é o inventor meio bobo, enquanto Gromit é o mais culto e desconfiado. Juntos são a dupla perfeita, mas o carisma do longa está no gnomo inventado por Wallace e no vilão. É impressionante como sem nenhum diálogo e apenas com gestos podemos saber tudo que Feathers e Gromit “dizem”. As expressões dos dois falam mais do que qualquer palavra e esse é o principal mérito, tanto do longa, quanto do curta-metragem de 1993.
“Avengança” é uma divertida, inspirada e linda animação do diretor e roteirista Nick Park. A volta de Gromit, Feathers e Wallace é perfeita e a obra é mais uma grande animação pro catálogo da Aardman. A Netflix começa 2025 com um grande acerto na sua plataforma.
Gaúcho, vive em Buenos Aires (ARG) e amante da sétima arte desde pequeno. Produtor audiovisual independente na GAMA12 Produções, esteve no Festival de Cannes 2019 com o projeto “3 dias em Cannes” e foi assistente de produção de obra teatral na Argentina.