“Ayrton Senna é do Brasil”
Um dos grandes nomes do esporte nacional ganhou uma minissérie na Netflix, que estreou neste 29/11 na plataforma. Com Gabriel Leone dando vida ao eterno Ayrton Senna, a minissérie é uma das grandes atrações da plataforma de streaming neste ano.
Com seis episódios, de uma hora cada, a obra retrata a vida e carreira do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Considerado um ídolo nacional e um dos maiores pilotos da história do esporte, a Netflix apostou alto, investiu e entregou uma produção de luxo.
Logo nos primeiros minutos já sabemos como vai acabar esta história, não é spoiler dizer que Senna morreu na pista em 1994. Porém, os cinco primeiro episódios focam em toda a trajetória do piloto até o fatídico acontecimento.
Cada episódio tem aproximadamente 1 hora de duração e passa “correndo”. Ao final de cada episódio fica o gosto por mais. A narrativa é linear, segue os acontecimentos ano a ano e expõe o melhor e o “pior” do piloto. Deste seu começo no kart, até brigas com companheiros de equipe e romances frustrados. ‘Senna’ é uma minissérie completa sobre o homem que virou lenda.
O sexto, e último episódio, é focado na trágica corrida de 1994. É interessante o contexto apresentado dos acidentes que aconteceram nas provas, incluindo a morte de outro piloto. É pelos acontecimentos destes dias na Itália, que a Fórmula 1 altera suas regras e garante, por fim, segurança aos pilotos.
Dono de uma personalidade única, Ayrton inspirou muita gente e a obra mostra toda a expectativa de uma nação com as corridas dele. Não só seu dom como piloto, mas também suas atitudes e sua forma de ver o mundo, lhe transformaram em herói.
A qualidade da minissérie impressiona. Direção, roteiro, montagem, edição, as músicas escolhidas para a obra e até mesmo os efeitos especiais, tudo está redondo. Claro que há defeitos, mas é a melhor produção brasileira da Netflix. Liderados por Gabriel Leone no papel título, as atuações também são boas e mesmo com diálogos em português e inglês, todos entregam exatamente o que a obra necessita.
A emoção é genuína. Mesmo para quem não viveu a época de Ayrton Senna, ver as corridas e tudo que a produção aborda, gera sentimentos naturais. Fico imaginando os espectadores que vivenciaram a carreira dele, seja vendo as corridas ao vivo pelas manhãs de domingo, ou madrugadas, ou revivendo com a série. Afinal, ver Senna pilotando era um espetáculo!
A minissérie “Senna”, com seus seis episódios completos, está disponível na Netflix.
Gaúcho, vive em Buenos Aires (ARG) e amante da sétima arte desde pequeno. Produtor audiovisual independente na GAMA12 Produções, esteve no Festival de Cannes 2019 com o projeto “3 dias em Cannes” e foi assistente de produção de obra teatral na Argentina.