Uma adaptação perfeita de uma grande obra

Durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, tivemos a oportunidade de assistir Piano de Família, o primeiro filme de Malcolm Washington, filho do maravilhoso ator Denzel Washington e protagonizado pelo seu irmão, John David Washington. Mas será que o filme é bom? Vamos descobrir.

Sinopse: The Piano Lesson, dirigido por Malcolm Washington e presente no Festival Internacional de Toronto de 2024, traz uma trama ambientada em 1936, na região de Pittsburgh. Após a Grande Depressão, todos da família de Charles (Stephan James) vivem juntos na casa de Doaker Charles (Samuel L. Jackson), o proprietário do lugar. Dentro da casa, encontra-se um piano transmitido de geração em geração, tornando-se uma herança familiar que ilustra a história da família por meio de inscrições deixadas pelo antepassado que, em seu tempo, foi escravo. Este piano está no centro do conflito entre Boy Willie (John David Washington) e sua irmã, Berniece (Danielle Deadwyler), que têm ideias diferentes sobre o que fazer com ele. Boy, um meeiro, quer vender o piano para comprar as terras de Sutter, onde seus ancestrais trabalharam como escravos. Já Berniece continua enfática em manter o piano intacto, já que ele mostra os rostos esculpidos da esposa e do filho de seu bisavô durante os dias de sua escravidão.

Veja Também:  Crítica: Pequenas Coisas como Estas (2024)

A adaptação da peça homônima de August Wilson, apresentada na Broadway em 2022 pelo mesmo elenco do filme, chega aos cinemas sob as lentes cuidadosas e atenciosas de Malcolm Washington.

Malcolm cria um filme-arte, uma obra que não é para todos, mas que traz um cuidado e uma delicadeza impressionantes, refletidos também no elenco, que está completamente dedicado ao filme.

Composto por John David Washington, Samuel L. Jackson, Ray Fisher e Danielle Deadwyler, o elenco transmite com maestria a passagem do tempo, a dinâmica familiar e a importância do piano. O roteiro é muito bem construído, refletindo a complexidade dos personagens e da herança familiar.

Mas, sem dúvida, o verdadeiro protagonista do filme é o piano, que permanece presente, passando por diversos testes e simbolizando o elo central da história.

No fim, Piano de Família não é um filme para todos. Embora seja uma obra sobre família, é um filme lento, com um roteiro elaborado e um estilo que foge do blockbuster tradicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial