O novo longa do diretor Ken Loach

Depois de quase um ano de espera, desde a estreia em Cannes 2023, chega aos cinemas brasileiros “O Último Pub”, longa que conta a história de TJ Ballantyne, dono de um pub tradicional que após a chegada de refugiados sírios ao vilarejo, o pub e seu dono se tornam a divisória entre o passado e o presente do local.

Os últimos dois longas (‘Eu, Daniel Blake’ e ‘Você Não Estava Aqui’) de Loach são especiais, tocam em feridas da sociedade moderna e atingem seu objetivo ao levantar diversas discussões sobre os temas abordados. Aqui não é diferente, o diretor demonstra o melhor e o pior do humano com as adversidades e com a chegada do “diferente”, de estrangeiros em uma comunidade fechada e com medo do mundo.

Antes de entrar na história principal, pequenos diálogos expõem a ideia da maioria dos moradores da comunidade ao “novo” e a globalização, sendo pelas casas compradas por empresas de fora ou pelo convivio com quem não nasceu no vilarejo.

O longa tem momentos de conflito muito interessantes, já que o pub em questão está no meio do conflito entre tradição e mudança. O pub serve como “refúgio” para os nativos expressarem seus sentimentos, mas com o passar dos dias também se torna um lugar especial para os refugiados.

Ken Loach sempre expõe seus pensamentos e torna seus filmes muito políticos, com mensagens importantes e um olhar para a sociedade, consciente do poder cinematográfico para gerar debates e pensamentos.

Veja Também:  ‘O JOGO DA INVOCAÇÃO’ TERROR ESTRELADO POR ASA BUTTERFIELD E NATALIA DYER GANHA TRAILER E DATA DE ESTREIA NOS CINEMAS

“O Último Pub” talvez seja o mais ‘modesto’ dos últimos longas do diretor, porém não deixa de ser forte, polêmico e com uma mensagem de esperança ao final. Com 88 anos não sabemos quantos filmes Loach ainda vai dirigir, mas particularmente, espero que tenha mais histórias para contar.

By Matheus Gomes

Gaúcho, vive em Buenos Aires (ARG) e amante da sétima arte desde pequeno. Produtor audiovisual independente na GAMA12 Produções, esteve no Festival de Cannes 2019 com o projeto "3 dias em Cannes" e foi assistente de produção de obra teatral na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial