Sabe ser cruel.

Existe uma força impressionante no roteiro (vencedor de Melhor Roteiro no festival de Cannes) e na direção de “A Substância” que provocam uma experiência válida de ser vivida. Coralie Fargeat (“Vingança“ 2017) trata de assuntos como a violência contra os corpos femininos, onde os homens desejam que nunca envelheçam. São temas difíceis de serem abordados no cinema com tanto controle e objetivo, o filme se sai muito bem. Em nenhum momento deixa de lado a questão dramática e amplia a discussão. Apesar de ser escrachado, o discurso ainda apresenta subtextos, muitas vezes compostos pelas imagens que falam por si só. A abertura é o maior exemplo, uma estrela na calçada da fama sangrando e sendo esquecida, uma apresentação forte de personagem. Há cenas de fetichização desses corpos que incomodam, mas que cumprem o seu propósito e questionam se é melhor a plasticidade ou a imperfeição, carregada de beleza.

Este é um terror corporal que se transforma e abraça o exagero conforme a protagonista se envolve na obsessão pela beleza jovem. A mudança para o absurdo é construída e experimentada anteriormente, mas, em certo ponto, parece que se concentrou mais em chocar do que servir, o que resulta em sequências longas que são agonizantes e inesperadas. À medida que se afunila, torna-se eletrizante e a montagem acompanha.

Demi More é a melhor escolha, já que foi engolida e esquecida pelo mesmo sistema. Parece até uma resposta bastante significativa. O desafio que as duas protagonistas enfrentam, Elisabeth e Sue (Margaret Qualley), em que uma precisa da outra para sobreviver, apesar de estarem sob perspectivas distintas, uma aspirando à ascensão e a outra em declínio, é tão interessante quanto as regras desse jogo. Ousado e mais atual do que nunca, principalmente em um mundo onde a pressão estética é constante. Cruel.

Nota: 8/10

Veja Também:  Emma Corrin pediu um treinador de 'Deadpool 3', mas estúdio recusou dizendo que não era necessário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial