Artigo redigido por Krishna M. Pena (@pena.krishna) | Instagram

1.Introdução

Ao se falar sobre o audiovisual e a representação da cultura de um povo nesse caso os
povos vikings o seguinte projeto vai buscar responder algumas questões primordiais
como:
1- O cinema pode ser considerado uma fonte de estudo histórica?
2- Por que a cultura dos povos vikings se tornou algo tão relevante nos últimos anos
na cultura popular?
3-Qual o legado desses povos para o mundo contemporâneo?
4-Existe uma constante na representação desses povos no audiovisual, existe um
estereótipo?
5-Como o audiovisual pode ser utilizado como um instrumento no processo de ensino
aprendizagem?
6-Por que os vikings também são conhecidos como povos nórdicos?
Dada as questões preliminares ao seguinte objeto de estudo, passa-se a um breve
resumo da bibliografia na qual será utilizada no seguinte projeto:

1- “Cinema e história, de Marc Ferro, o autor fala sobre as principais relações da
história e do cinema ao longo dos tempos, e como o cinema foi utilizado como um
instrumento e um agente da história, ou seja, o papel do cinema presente no processo
historiográfico.
2-A história definitiva dos povos do norte de Neil Price, O autor britânico
especialista em estudo da cultura viking e arqueólogo, traz um panorama geral sobre a
história da cultura viking demonstrando muitos aspectos da sua religiosidade e questões
do cotidiano. Podendo citar: o fenômeno viking, com as temáticas: incursões, diáspora,
Guerreiros e novo mundo novas nações.
3-Desvedando os vikings: Estudos de cultura nórdica medieval organizado por
Johnni Langer e Munir Lutte fundadores da Neve(Núcleo de Estudos Vikings e
Escandinavos),a obra trata dos principais aspectos da cultura e história viking na visão de
vários autores especialistas no assunto, durante a obra é retratado diversos assuntos: A
arte, Práticas funerárias, A religiosidade, linguagem, arqueologia,
literatura,cosmologia,mitologia uma obra bastante rica sobre o assunto e uma das
completas feita em português.
4-Os vikings de Holger Arbman, um dos principais livros base para se entender
sobre a temática o autor em questão nos traz uma linha cronológica que abarca desde a
pré história viking, os antecedentes dos povos que viviam na Escandinávia baseando
bastante na questão da arqueologia e nos principais vestígios encontrados, uma obra bem
rica que traz uma seção com imagens de tais vestígios, com legenda identificando cada
objeto mencionado, além de apresentar várias ilustrações ao decorrer da obra.

5-Amleth de Saxo Grammaticus, se trata da história do príncipe Amleth que busca
vingança pela morte de seu pai rei da Dinamarca, assassinado pelo seu tio no qual estava
em busca de seu trono, tal narrativa que se trata de um príncipe viking teria inspirado a
famosa peça do dramaturgo inglês, William Shakespeare.Amleth,faz parte de uma das
suas maiores obras chamada de Gesta Danorum,um conjunto de diversos livros que
tratariam sobre a história da Dinamarca, com um teor semi ficcional e muitas vezes
lendário. A história de Amleth foi uma das principais inspirações para o filme o homem
do norte do diretor Robert Eggers.
6-A obra Vikings; Narrativas da violência da Idade Média, escrito pelo professor
Leandro Duarte Rust da Universidade de Brasília, o autor busca trazer uma linha na qual
busca explicar o papel da violência na história dos povos, como ela influenciou no contato
com outros povos, como ela funcionava, o seu papel determinante na análise da história
dos povos vikings.
Com esse breve resumo, é possível perceber que os autores possuem uma linha de
análise semelhante, perante a história e cultura dos povos Vikings, porém trazendo
abordagens e cortes diferenciados, aos aspectos analisados.

Justificativa
Pode- se justificar a importância do objeto de estudo proposto pelas seguintes
razões: O tema em questão tem se tornado muito relevante na última década com o
surgimento de diversas produções audiovisuais com a temática da cultura dos povos
vikings, vários filmes e series tem abordado a vasta cultura desses povos, por conta desse
fenômeno tem crescido também o fascínio pelo conhecimento dos costumes, hábitos e
tradições podendo citar por exemplo a mitologia nórdica, os vikings como grande
guerreiros e conquistadores, que se tornou o principal material que baseia muitas dessas
produções audiovisuais que surgiram durante a década de (2010-2022),como a serie
Vikings e a obra que será analisada no seguinte projeto o homem do norte, além da relação
do cinema e a História ,como o cinema pode ser um grande instrumento no processo de
ensino aprendizagem e uma fonte de estudo histórico.
Apesar de ser um assunto pouco debatido na comunidade acadêmica a cultura dos
povos vikings, o tema consiste de uma boa bibliografia com autores relevantes e
especialistas no assunto tanto em língua portuguesa como em língua estrangeira além de
possuir uma linguagem acessível e uma abordagem historicamente ampla ressaltando os
principais pontos da cultura e história dos povos mencionados, ressaltando também as
contribuições para a cultura ocidental.
A escolha da seguinte temática teve como principal motor o fascínio pelo cinema
e pelo audiovisual como um todo, o cinema é um dos fenômenos mais importantes da
história mundial e uma das grandes invenções da humanidade que desde do seu
surgimento tem moldado gerações e fazendo surgir inúmeros artistas incríveis e
memoráveis que com a magia do cinema conseguem criar histórias fantásticas e fabulosas
e conseguem traze-las a realidade. Além do fascínio pelo conhecimento e estudo da
cultura viking, uma cultura muito rica e vasta que possui muitas nuances.

Objetivos
Com a execução deste projeto espera-se alcançar os seguintes objetivos:
Geral:
Analisar a representação da cultura dos povos vikings presente no audiovisual mais
especificamente na obra o homem do norte (2022) do diretor Robert Eggers, e,
estabelecer a sua veracidade perante a historiografia.
Específicos:

  • Identificar a relação entre a história e o cinema
  • Explicitar a cultura dos povos vikings perante a historiografia
  • Explicar a contribuição da cultura dos povos vikings para a cultura popular
  • Explicar o papel do cinema no processo de ensino aprendizagem.

    Quadro Teórico
    O tema em exame deverá ser fundamentado por meio do seguinte instrumental
    teórico.
    Por meio do recorte da chamada História cultural, segundo a exposição de Barros,
    José D’Assunção. Campo da História: Especialidades e abordagens.
    Petropolis:Vozes,2009.
    O campo da historiografia denominado História cultural, se trata de um campo de
    estudo bem amplo pois a própria etimologia da palavra cultura pode se tratar de
    diversos conceitos, assim podendo ter diversas representações culturais dos mais
    variados tipos.
    Portanto na história cultural podemos ter como representantes podendo citar :A
    literatura, a arte, o cinema, a fotografia, a linguagem, além da própria história social
    vinculada a cultura popular, a religião, hábitos e costumes de um povo ligados
    também a história antropológica, logo a história cultural pode ser conectada tanto pela
    história oral quanto pela escrita pois as diversas expressões culturais não precisam
    necessariamente de algo escrito, podendo ser exemplificada através de uma
    linguagem não verbal.
    A Cultura possui representações, linguagens e práticas oriundas das interações de um
    indivíduo para outro e com o meio no qual ele vive, por conta disso existe uma
    pluralidade cultural, diferente da antiga abordagem que se tratava de uma cultura
    elitizada de poucos.
    Tal projeto se utilizará como base a história cultural, por se tratar do estudo de uma
    representação da cultura de diversos povos, nesse caso o objeto de estudo os povos

    da antiga Escandinávia correspondente a Dinamarca, Suécia e Noruega popularmente
    conhecidos como “Vikings” ou povos nórdicos, abarcando o estudo da
    linguagem,arte,literatura e religião todos esses vinculados ao audiovisual
    especificamente em uma obra o Homem do Norte ,buscando trazer a sua veracidade
    perante a historiografia presente sobre o assunto.
    Porém, não se restringirá somente a história cultural pois a mesma também está
    vinculada a própria história política quanto antropológica e social.
    Na obra LANGER, Johnni; AYOUB, Munir Lutte (org.). Desvendando os vikings:
    estudos de cultura nórdica medieval. João Pessoa: Ideia, 2016.Possui um trecho que
    exprime bem a questão da escola Historiográfica presente no objeto de estudo a ser
    analisado.
    O principal referencial teórico utilizado pelos pesquisadores provém da História Cultural.
    Assim, na obra, não adotamos uma história linear e progressista, mas um referencial onde o
    passado é visto como formado por múltiplas imagens. Podemos assim questionar o
    Pensamento que conduziu os rumos interpretativos da História por tanto tempo ao
    considerar A cultura de cada povo como entidades reais que possuíam fronteiras conceituais,
    que as dividiam como entidades particulares separadas de outras culturas por relações
    espaço Temporais restritas e rígidas. (Langer, Johnni-2016
    Tal trecho evidencia as questões discutidas acerca da história cultural, como um
    estudo amplo que não provém de um único ponto de vista historiográfico mas das
    diversas interações entre os indivíduos de um povo ou sociedade, a cultura pode
    atravessar diversas fronteiras e se difundir em outros diversos lugares do mundo, o
    que explica também o fenômeno da difusão da cultura nórdica no audiovisual
    mundial, a cultura de tais povos ultrapassou seu território e se difundiu ao redor do
    globo tanto pela sua contribuição quanto pela visão arquetípica do mesmo.

    Facilitando a explicação do quadro teórico, expõe-se alguns conceitos importantes,
    cujos significados e citações partem da obra de :Langer, Johnni. (org.). Dicionário de
    história e cultura da era viking. Hedra,2017
    1-Vikings:1. Pessoas da região de Viken (Vík, em nórdico antigo), no Sudoeste da
    Noruega, significando simplesmente “homens de Viken”. Segundo Eldar Heide, as
    fontes não indicam objetivamente uma ligação com essa região em específico.
    2.Pessoas que saíram da baía (vik). Foi derivada do termo feminino vík, baía,
    Enseada, referindo-se às pessoas que embarcavam em baías.
  1. Alguém que está afastado de sua casa seria relacionado com a palavra víkja
    (mover, caminhar, trilhar); viking teria, então, o significado de alguém que Está
    afastado de sua casa. Nesta hipótese, principalmente o masculino Víkingr é levado
    em conta.
    VIKINGS. Dicionário de história e cultura da era Viking, Hedra 2017
    2-Era Viking: A Era Viking é considerada um período de grande irrupção e atividade
    do Norte nas terras povoadas do sudoeste e sudeste europeu. Comumente, o período
    é balizado entre as datas de 800 a 1100 depois de Cristo, com diversas variações e
    diferenças cronológicas ou conceituais, Dependendo do autor Também de forma
    tradicional é dividida em dois Períodos: Primeira Era Viking, que se inicia com as
    incursões hostis, os Ataques de surpresa (razias) no final do século VIII e as
    povoações criadas na Região escocesa, britânica e francesa. A Segunda Era Viking
    foi caracterizada, Pela criação de dinastias permanentes e do processo intensificado
    de Cristianização. Os mercadores escandinavos continuaram afetando o processo.
    Durante o final desse, um escandinavo deixava de ser um viking quando se tornava
    um cristão.

    Expansão Nórdica: Entre os povos da Europa medieval, provavelmente os povos da
    Escandinávia foram os que mais empreenderam longas viagens no continente e para
    além deste. Viajando por terra, mar e rios, os nórdicos atravessaram grandes
    Extensões da Europa, desbravaram o mar do Norte, o arquipélago britânico,
    chegaram à América do Norte, passaram pelo norte da África, o Mediterrâneo e se
    aventuraram na Ásia. Tudo isso caracterizou um processo longo que se estendeu por
    quase três séculos.
    EXPANSÃO NÓRDICA: Dicionário de história e cultura da era viking. Hedra,2017
    Vikings no cinema: As primeiras representações cinematográficas de vikings datam
    dos primeiros anos dessa forma de arte, muito antes dos filmes falados e em cores, e
    há pouquíssimas informações sobre elas.
    O primeiro filme de que se tem conhecimento sobre a temática chama-se The Viking’s
    Bride,produzido no Reino Unido em 1907 a estória de um viking que tem sua noiva
    raptada por um grupo inimigo no dia de seu casamento e precisa resgatá-la.
    VIKINGS NO CINEMA: Dicionário de história e cultura da era viking.Hedra,2017
    O uso de tais termos para facilitar a compreensão do quadro teórico se justifica na
    delimitação do objeto de estudo, ou seja, os principais tópicos nos quais são
    importantes a serem analisados na futura pesquisa de monografia. Será definir o
    significado do termo “Viking”, se o termo é devidamente utilizado pela cultura
    popular e se possui ou não múltiplos significados, portanto buscando tanto a
    etimologia quanto o seu significado histórico; Buscar firmar o que foi a era
    viking:Origem,auge e declínio; Quando ocorreu e até onde foi a expansão dos povos
    nórdicos justificando a grande difusão de sua cultura no entretenimento audiovisual;
    e principalmente como explicitado na introdução do seguinte trabalho a representação
    de tal cultura explicitamente no cinema.

    5-Hipóteses
    As hipóteses adiante enunciadas nortearão o desenvolvimento deste
    estudo.
  • A era Viking corresponde o período do Séc.VII ao XI e seu estudo é dividido do
    início da sua expansão e conquistas até a conversão ao cristianismo onde não
    possuía mais seus hábitos e costumes de seus ancestrais portanto deixando de ser
    um “Viking”.
  • O termo “viking” não corresponde exatamente a um povo ou ao um conjunto de
    povos e possui diversos significados como a pirataria, os nórdicos antigos não se
    identificavam como vikings, e tal termo foi surgir muito depois da era viking, no
    século XIX principalmente na literatura.
  • Grande parte das fontes sobre os povos nórdicos antigos, não são escritas e advém
    da tradição oral e da arqueologia, os materiais escritos surgem principalmente nas
    chamadas sagas islandesas e Dinamarquesas, misturando aspectos históricos e
    mitológicos.
  • A batalha e a guerra tinham grande papel social e até religioso para os vikings,
    porém a imagem de povos bárbaros, selvagens e sanguinários foi uma imagem
    construída a partir da literatura e do audiovisual.
  • O audiovisual tem um papel muito importante na difusão da história e cultura
    viking, no mundo contemporâneo principalmente no que tange o aspecto
    mitológico e conquistador, porém também pode ser responsável pela difusão de
    estereótipos que ficaram reconhecidos como aspectos fidedignos a Historiografia,
    na questão popular que não procura muitas das vezes fontes complementares.
  • A Obra O homem do norte de Robert Eggers possui um retrato fiel da cultura dos
    povos nórdicos, principalmente no que tange a questão religiosa e ritualística, com
    cenas que constroem bem a atmosfera e trazem a essência dos rituais religiosos
    praticados por tais povos.
  • A obra Amleth de Saxo Grammaticus possui um teor semificcional e até lendário,
    sem grandes indícios históricos de que seus personagens retratados realmente
    existiram. Porém foi uma obra importante para a compreensão da história nórdica,
    e influenciando importantes obras que se tornaram ícones da dramaturgia
    mundial.

    6.Fontes e Metodologia
    Os Procedimentos metodológicos e técnicos descritos abaixo orientarão a elaboração da
    Monografia.
    Grande parte da documentação presente neste trabalho na qual será utilizada na futura
    monografia possui um caráter bibliográfico, portanto se tratando de autores
    especializados no objeto de estudo, a cultura dos povos vikings, podendo citar o Prof.
    Johnni Langer, Neil Price e Holger Arbman, além do autor que se trata da relação de
    história e cinema, Marc Ferro,A natureza das documentações utilizadas se tratam de obras
    que trazem um panorama geral sobre o tema a ser estudado, como a religião, cosmologia,
    ritos funerários, arqueologia, expansão Nórdica.
    Apesar da grande parte da documentação possui um caráter bibliográfico, o seguinte
    projeto e monografia apresenta uma fonte primária, a fonte em questão se trata do livro
    Amleth do historiador Dinamarquês Saxo Grammaticus, na obra em questão o autor
    destrincha a história de Amleth, um príncipe que jura vingança pela morte de seu pai que
    foi morto pelo seu tio, sendo uma das principais fontes para o desenvolvimento do filme
    o homem do norte de Robert Eggers e sendo apontado como a principal inspiração do
    dramaturgo inglês William Shakespeare para uma das suas obras mais conhecidas
    Hamlet.
    No meio digital, é possível encontrar possibilidades de documentações sobre o tema
    proposto, podendo citar o blog da Neve (Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos), que
    trazem no seu respectivo site diversas indicações de obras sobre a história dos Vikings
    nas mais variadas áreas de estudo, sendo um dos principais indicadores de obras que foi
    utilizado no seguinte trabalho. Também possui artigos diversos sobre a temática.
    Os procedimentos metodológicos, que serão utilizados na monografia será a História das
    mentalidades e a história antropológica nas quais estão localizadas no segmento da
    história cultural como descrito na obra o Campo da Hitória de José de Assunção de
    Barros,2009.

    A história das mentalidades busca estudar e compreender o pensamento dos indivíduos
    no processo histórico, portanto busca entender o sujeito histórico nos seus mais diversos
    aspectos não se restringindo devidamente a aspectos materiais mas também a aspectos
    comportamentais e formas de pensamento, sua visão de mundo,tradições,ideologias ou
    seja aspectos mais duradouros e que fazem parte do imaginário de um indivíduo ou uma
    sociedade .Esse campo histórico surge principalmente na terceira geração da escola dos
    Annales,tendo como principal representante Jacques Legoff.
    Já a história antropológica, busca o estudo da formação dos indivíduos e de sua interação
    em sua sociedade, buscando compreender a diversidade cultural, social, ou seja, a relação
    do sujeito histórico com o meio no qual ele vive podendo citar aspectos como religião,
    linguagem, arte, costumes, a história antropológica sendo um dos principais ramos da
    história cultural.
    Ambas metodologias de estudo da história, se enquadram no objeto de estudo proposto
    no seguinte projeto e posteriormente na monografia, no que tange o estudo dos costumes,
    hábitos e tradições localizado na história antropológica e a história das mentalidades nas
    formas de pensamentos dos indivíduos presentes na sociedade nórdica da Era Viking, e
    que no abrange no geral a história cultural.

    7.Estrutura Provisória da Monografia
    1.A origem e expansão dos povos nórdicos e do termo Viking.
    Neste capítulo serão discutidas as questões acerca da origem dos povos do norte e a do
    termo Viking. Portanto o capítulo em questão, irá trazer um panorama geral da origem
    dos povos Escandinavos: Dinamarca, Suécia e Noruega, relacionando diretamente a
    origem dos povos que ficaram conhecido como Vikings.
    1.1-Povos Escandinavos e a era Viking.
    Nesta seção, será discutida a origem dos povos Escandinavos, a formação dos seus
    respectivos territórios, cultura e sua expansão e o inicio,auge e declínio da Era
    Viking.
    1.2-Etmologia do termo Viking.
    Nesta seção, será discutida os variados significados do termo Viking, buscando trazer os
    diversos aspectos que trazem o seu significado e história se o termo é devidamente
    utilizado pela cultura popular
    2-O papel da cosmologia e da religião na sociedade nórdica.
    Neste capitulo serão discutidas as questões acerca dos aspectos que tangem o imaginário
    religioso e a visão de mundo da sociedade nórdica. Buscando trazer aspectos nos quais
    demonstram o papel social, cultural e político da religião e da cosmologia na sociedade
    viking e sua relevância para a difusão de sua cultura no imaginário popular e na indústria
    do entretereimento e audiovisual.
    2.1-A visão de mundo e a cosmologia

    Nesta seção será discutida o conceito de cosmologia no que no que abrange a sua
    totalidade e como foi estabelecida no imaginário da sociedade nórdica e como a mesma
    contribuía para sua visão de mundo.
    2.2-A religião e seu papel social
    Nesta seção será discutida os aspectos da religião na sociedade nórdica, como a religião
    interferia na sociedade como um todo, se ela possuía um papel de importância para os
    indivíduos e qual era o seu papel nas esferas mais altas de poder, além de trazer as
    principais características de suas praticas e ritualísticas.
    2.3-O legado da mitologia nórdica no mundo contemporâneo
    Nesta seção será discutida como os aspectos mitológicos nórdicos se tornaram tão
    populares nos últimos anos sendo tão difundidos na cultura popular através de series,
    filmes e jogos e a difusão das figuras de seus desuses como: Thor, Odin entre outros e
    seu legado para a cultura mundial.
    3-A marcialidade viking e sua representação na cultura popular.
    Neste capitulo, buscará compreender como a sociedade nórdica ficou tão conhecida como
    povos conquistadores, saqueadores e grandes guerreiros e se essa questão fazia parte do
    imaginário social, sendo algo difundido entre os indivíduos e se a batalha e a guerra
    possuíam uma questão de honra e qual era o papel do guerreiro.
    3.1-A figura do guerreiro
    Nesta seção será discutida a construção da figura do guerreiro nórdico perante a
    historiografia, sua difusão e seu imaginário popular, sua relevância social e sua relação
    com o divino.

    3.2-A construção e representação do guerreiro Viking na cultura popular
    Nesta seção, será investigada a representação do guerreiro viking na cultura popular
    especificamente no meio audiovisual e se sua repr4esentação possui uma visão
    estereotipada acerca dos indivíduos.
    4-O cinema e a representação da cultura Viking e Nórdica
    Neste capitulo buscara aprofundar a relação do cinema e da história, seu papel e
    importância no estudo da história e como a cultura nórdica é representada no meio
    audiovisual, aqui trazendo o principal objeto de estudo e analise a obra: O homem do
    Norte (2022) de Robert Eggers e sua veracidade perante a historiografia em seu mais
    diversos aspectos.
    4.1-O cinema como objeto da história
    Nesta seção será debatida de maneira aprofundada a relação do cinema e a história, como
    ambos se relacionam e como o cinema pode contribuir para o estudo e a escrita da história
    e ser um objeto de estudo, e suas maneiras de utilização no processo de ensino
    aprendizagem.
    4.2-O crescimento da cultura nórdica no audiovisual
    Nesta seção será abordada a difusão da cultura nórdica no audiovisual,discutido como a
    cultura viking se tornou tão popular nos últimos tempos e seu legado para a cultura
    contemporânea.

    8-Referências bibliográficas
    ARBMAN, Holger. Os vikings. Lisboa: Verbo, 1971
    BARROS, José D’Assunção. Campo da história: Especialidades e abordagens.
    Petropolis:Vozes,2009.
    FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
    GRAMMATICUS, Saxo; . Amleth. Belo Horizonte: Clube de Autores, 2022.
    LANGER, Johnni; AYOUB, Munir Lutte (org.). Desvendando os vikings: estudos de
    cultura nórdica medieval. João Pessoa: Ideia, 2016.
    Langer, Johnni. (org.). Dicionário de história e cultura da era viking. Hedra,2017
    PRICE, Neil. Vikings: a história definitiva dos povos do norte. São Paulo: Planeta, 2021.
    RUST, Leandro Duarte; Os vikings: narrativas da violência na idade média. Petrópolis,
    Rj: Vozes, 2021.

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By Don

Crítico, Nerd, Gamer que sabe que a verdade está lá fora. Viciado em séries, cinema e cultura pop em geral. Diretor de dois curtas metragens mas que hoje prefere atuar nos bastidores. Sonha em um dia visitar Hogwarts e o Condado e deseja que a força esteja sempre com você.

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