Um marco no gênero de terror, Um Lugar Silencioso surpreendeu a todos ao ser lançado em 2018, trazendo o casal estrela John Krasinski e Emily Blunt tendo que sobreviver em um mundo pósapocalíptico que foi tomado por criaturas sanguinárias sensíveis ao som. 

O filme, que inclusive foi roteirizado e dirigido por Krasinski, se tornou um grande sucesso, e rendeu uma franquia, ainda em desenvolvimento!

Com números expressivos na bilheteria, somando mais de US$ 150 milhões com as duas primeiras partes da saga, era inevitável que a Universal logo apostasse em mais derivados que agregassem a história principal.

Eis que então, em 2024, chega aos cinemas o primeiro spinoff da franquia, Um Lugar Silencioso: Dia Um, que tira o foco da família Abbott para explorar a origem do pesadelo, o fatídico dia em que as bestas chegaram ao planeta Terra e começaram a destruir tudo em seu caminho.

Estrelado por Lupita Nyongo e Joseph Quinn, dois nomes de peso de Hollywood atualmente, o prelúdio tem como objetivo sair do micro para o macro, ambientando a história na barulhenta e movimentada cidade de Nova York;  que convenhamos, é o cenário mais ideal para o filme, mesmo que acabe sendo meio ultrapassado (já que vimos tantas vezes invasões alienígenas acontecendo na Big Apple).

Na história, acompanhamos a vida de Sam, uma moça que está morrendo de câncer e tem muita dificuldade de se conectar com as pessoas. Para ela, a perspectiva de ver o mundo acabar não é tão chocante já que antes dos monstros chegarem, sua vida já estava acabando. 

Veja Também:  Coringa e Arlequina enlouquecem de amor no trailer inédito da sequência Delírio a Dois

Do ponto de vista narrativo, acompanhar a destruição pela personagem é muito interessante, pois ela não quer sobreviver, ela apenas quer apreciar um último capricho mundano antes de ver tudo colapsar a sua volta.

No caminho para alcançar seu objetivo, ela conhece o atrapalhado Eric, um jovem que se vê igualmente perdido naquela batalha pela vida, e juntos decidem ir contra a maré, e se aventurarem pela cidade sem se preocuparem muito com seu destino.

Desde que foi anunciado o prelúdio, Dia Um foi vendido como o filme que iria explicar como o nosso mundo ficou silencioso. Mas isso é tratado de forma tão abrupta em tela que nem ao menos chega a ser desenvolvido

Temos a chegada dos alienígenas, uma breve cena de caos, e então já corta para o cenário onde todos sabem o que está acontecendo e que não deve fazer barulho se quiser sobreviver. 

Então, a partir daí, a história fica tão parecida com a de Um Lugar Silencioso que não consegue justificar sua existência. E sem contar com o charme ou brilhantismo dos filmes anteriores, Dia Um acaba se tornando previsível e cansativo em alguns momentos. 

As criaturas já não são tão chamativas, e aqui, atuando conforme o roteiro precisa, elas se resumem a jump scares, aparecendo do nada e sumindo em seguida como se nunca tivessem surgido. E a constante variação do quão elas são sensíveis ao som, chega a incomodar. 

Veja Também:  Crítica: Terrifier 2 (2022)

Dia Um perde a oportunidade em criar um cenário caótico e violento onde as pessoas ainda não sabem como se adaptar a viver em silêncio, e às vezes parece estar tão perdido, que nem ao menos sabe o que mostrar, sendo que em essência, tinha ao seu dispor infinitas possibilidade de narrativa.

E além de não ajudar a expandir a franquia, acaba por desgastála, deixando o terreno tortuoso e incerto para o capítulo final da saga principal, que deve mostrar a batalha final da família Abbott contra as criaturas. 

Porém, apesar de ser fraco, o longa está mostrando um desempenho moderado nas bilheterias, e pode vir a convidar um novo público para conhecer este universo. É esperar para ver, mas inegável é que ao final da sessão, mesmo não estando incomodado pelo mais do mesmo, você sai se perguntando quando virá a parte III de Um Lugar Silencioso, o que realmente queremos assistir.

By Rafael Coutinho

Geek, colecionador de board games e cinéfilo apaixonado pelo mundo da comunicação. Gosta de escrever fanfics nas horas vagas, ler livros de terror e ficção científica, curtindo ao som de Gorillaz. Estiloso, sempre buscando looks inspiradores, gosta de praticar esportes, promover festas e estar rodeado pelos amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial