Nepotismo é a palavra usada para situações em que pessoas poderosas usam da própria relevância para alavancar parentes em uma industria e em Hollywood recebem o nome de Nepo Babys. um desses exemplo, é a atriz Maya Hawke filha da atriz Uma Thurman e Ethan Hawke, que não se importa em ser uma “nepobaby”.
Em entrevista para a The Times of London, Hawke admitiu que a sua carreira em Hollywood foi facilitada pela importância dos pais. Quando questionada sobre “merecer a carreira que tem ou não”, a atriz disse:
“’Merece’ é uma palavra complicada… tem tanta gente que merece, mas não recebe esse tipo de oportunidade. Acho que me sinto confortável em não merecer e fazer mesmo assim. […] E eu sei que não aceitar os trabalhos não ajudaria ninguém. Vi dois caminhos quando comecei, e um deles era: mudar de nome, fazer uma plástica no nariz e participar de audições abertas.”
Hawke ainda acrescentou que não fica chateada com brincadeiras relacionadas ao assunto dirigidas a ela.
“Não há problema em ser zoado quando você faz parte do grupo privilegiado de um ambiente rarefeito. É um lugar de sorte para se estar. Meu relacionamento com meus pais é realmente honesto e positivo, e isso substitui qualquer coisa que alguém possa dizer sobre isso.”
A atriz ganhou popularidade ao ser escalada como a Robin em Stranger Things, Mas Maya já tinha chamado a atenção ao participar de Era Uma Vez em…Hollywood filme do diretor Quentin Tarantino que já tinha trabalhado com sua mãe Uma Thurman em Pulp Fiction e Kill Bill, e a própria Hawke acredita que não foi escalada para o longa de 2019 apenas pelo talento.
“Fizeram muitas piadas quando eu disse, no tapete vermelho, que fiz o teste [para Era Uma Vez e…Hollywood]. Nunca quis dizer que consegui o papel sem motivos nepotistas – acho que com certeza eles existiram.”
Maya Hawke também estrelou o filme indie Wildcat, dirigido pelo seu pai
Maya pode ser vista em Stranger Things disponivel na Netflix e em Era Uma Vez em… Hollywood, por sua vez, está disponivel no Paramount+