Alfonso Cuarón está comemorando o 20º aniversário do seu filme “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” em uma nova entrevista à revista Total Film , admitiu que se sentiu totalmente estranho quando a Warner Bros. Filme lhe ofereceu para dirigir “Harry Potter”, depois de Chris Columbus se afastar da cadeira de diretor depois de dirigir “Pedra Filosofal” e “Câmara Secreta”, mas o diretor mexicano por trás do drama erótico “Y Tu Mamá También” não gritou exatamente “Harry Potter”.
“Fiquei confuso porque isso não estava no meu radar”, disse Cuarón. “Converso frequentemente com Guillermo [del Toro] e, alguns dias depois, eu disse: ‘Sabe, eles me ofereceram esse filme de Harry Potter, mas é muito estranho que eles me ofereçam isso.’”
Del Toro percebeu a oportunidade que a franquia “Harry Potter” representava, então deu ao seu amigo de longa data e colega diretor um puxão duro: “Ele disse: ‘Espere, espere, espere, você disse que não leu Harry Potter?’ Eu disse: ‘Não acho que seja para mim’. Num léxico muito florido, em espanhol, ele disse: ‘Você é um idiota arrogante’”.
“Quando ele fala assim com você, bom, você tem que ir à livraria”, admitiu Cuarón, acrescentando que rapidamente se apaixonou pela série depois de ler os livros. “Liguei para [del Toro] e disse: ‘Bem, o material é realmente ótimo.’ Ele diz: “Bem, você vê, porra…”, quero dizer, é simplesmente intraduzível do espanhol.
Em declarações à Total Film para marcar o 20º aniversário do filme, o produtor da franquia David Heyman disse que tinha um palpite de que Cuarón era a pessoa certa para o trabalho, mesmo que no papel fosse parecer uma escolha estranha.