Evento acontece entre os dias 15 e 17 de maio na Cinemateca Brasileira

A Associação Brasileira de Cinematografia e a Cinemateca Brasileira realizarão durante os dias 15 e 17 de maio a Semana ABC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público, traz na sua programação diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, à educação, ao som e à direção de arte, além de outras atividades, como a Exposição de Equipamentos e Serviços.

A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, paineis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.
 

Este ano, entre os destaques da programação, estão a mesa sobre restauração; o debate sobre conduta no audiovisual, que debaterá temas como assédio, inclusão e diversidade no mercado; a conversa sobre o desenvolvimento e as implicações da inteligência artificial no campo cinematográfico; a mesa sobre cinema latino-americano, além das que irão debater o som no streaming e o desenho de personagem com enfoque na direção de arte.
 

A programação na íntegra está disponível no site da ABC e para participar será preciso realizar credenciamento prévio: Link 

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e Cinemateca Brasileira

Veja Também:  Mais de 300 atores assinam carta e ameaçam greve em busca de mudanças

Patrocínio: ARRI, Canon, KaptaFilmes, MCI Store, NayMovie, Spcine e Viddium

Apoio: Bóson Post, Cineshop, Coptercam, Cream Source, DOT, DZOFILME, Electrica, Eurobrás, Fábrica Brasileira de Imagens, FullCine, Godox, Hollyland, i9 Store, LedMais, LigthMotion, Locall, Nanlux, NextMove, O2 Pós, Pará Movimentos, Ripa, Sindcine, Velvet, Vidiexco e ZEISS

PRÊMIO ABC

Para encerrar a Semana ABC 2024, acontece no dia 18 de maio, também na Cinemateca Brasileira, a cerimônia de entrega do Prêmio ABC 2024, quando serão conhecidos os grandes trabalhos vencedores de todas as categorias.

Os trabalhos selecionados pelos júris para concorrer ao Prêmio ABC 2024 estão disponíveis no site da ABC. Após votação das pessoas associadas, serão divulgados também os cinco trabalhos finalistas: Link 

SEMANA ABC NO YOUTUBE

Enquanto aguardamos o evento, no canal da ABC no YouTube é possível encontrar diversas playlists com as mesas e master classes que ocorreram na Semana ABC desde 2004. Estão disponíveis vários conteúdos sobre direção de fotografia, direção de arte, pós-produção, som, ensino do audiovisual, entre outros temas, além de entrevistas com profissionais da nossa cinematografia: https://bit.ly/playlist_abc

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

Veja Também:  Critica: Crossover Flash e Supergirl

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial