Futebol e humanidade
O novo longa do diretor Taika Waititi (Thor: Ragnarok) chegou ao catálogo do Star+ e é mais um filme controverso quanto ao humor. Com muitas mudanças de datas e péssima recepção da crítica dos Estados Unidos, o longa passou rápido pelo circuito brasileiro até chegar ao streaming.
No filme, o diretor conta a história da seleção nacional de futebol da Samoa Americana, considerada a pior seleção do mundo, em busca do seu primeiro gol. Baseado em fatos reais, Michael Fassbender (X-men : Primeira Classe) vive o técnico holandês Thomas Rongen que assume a seleção próximo das eliminatórias para a Copa do Mundo.
Apesar de ser sobre futebol, o filme vai além. O longa trata de relações humanas e sobre o trato pessoal e mental. O grande destaque é a relação criada entre o treinador e a jogadora Jaiyah Saelua, interpretada por Kaimana. A construção dessa dupla ao longo do filme é uma das maiores qualidades do roteiro.
Por vezes pode parecer uma tentativa de comédia boba, mas “Quem Fizer Ganha” vai além de uma história de futebol, fala sobre relações humanas e da cultura, de uma leveza mesmo na situação de “ser a pior seleção do mundo”.
Gaúcho, vive em Buenos Aires (ARG) e amante da sétima arte desde pequeno. Produtor audiovisual independente na GAMA12 Produções, esteve no Festival de Cannes 2019 com o projeto “3 dias em Cannes” e foi assistente de produção de obra teatral na Argentina.