“Oppenheimer”, de Christopher Nolan, um olhar perturbador sobre o início da era atômica, dominou a 96ª edição do Oscar no domingo, ganhando sete prêmios, incluindo melhor filme e melhor diretor. O filme, que ganhou ressonância adicional em um momento de conflitos internacionais, também ganhou Oscars pela atuação principal assombrada de Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer e pela atuação coadjuvante de Robert Downey Jr.
“Fizemos um filme sobre o homem que criou a bomba atômica e, para o bem ou para o mal, estamos todos vivendo no mundo de Oppenheimer”, observou Murphy em seu discurso de agradecimento.
E houve lembretes tangíveis desse legado, bem como do tumulto global que deu ao drama histórico de Nolan sobre a criação da bomba nuclear o seu choque de imediatismo. A quarteirões de distância do tapete vermelho dos Óscares, várias centenas de manifestantes apelaram a um cessar-fogo na guerra Israel-Hamas em Gaza, enquanto os vencedores usaram os seus discursos para denunciar a crise humanitária naquela região, juntamente com aquela provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. As manifestações pró-palestinianas no coração de Hollywood congestionaram o trânsito em torno do Dolby Theatre, local onde o espetáculo é realizado, resultando no início tardio da cerimônia, enquanto as celebridades lutavam para chegar aos seus lugares.
Para Nolan, as honras vieram depois de uma história complicada com o Oscar – ele já havia sido indicado várias vezes antes, inclusive pela direção de “Dunquerque”, de 2017, bem como por seu trabalho em filmes como “Memento”, de 2001, e “A Origem”, de 2010. Mas a Academia rejeitou o seu maior sucesso, “O Cavaleiro das Trevas”, de 2008, como melhor filme e melhor realizador, uma omissão que provocou indignação e ajudou a levar a organização a aumentar o número de filmes nomeados para melhor filme do ano, de cinco para dez. Finalmente ganhando seu próprio Oscar, Nolan, que tem sido um defensor apaixonado da experiência na tela grande, prestou homenagem à forma de arte que adora.
“Os filmes têm pouco mais de 100 anos”, disse ele. E então Nolan acrescentou: “Não sabemos para onde vai essa jornada incrível a partir daqui, mas saber que você acha que sou uma parte significativa dela significa muito para mim”.
Sete anos depois de vencer por “La La Land”, Emma Stone ganhou seu segundo Oscar de melhor atriz por “Poor Things”. Stone interpretou uma mulher infantil que embarca em uma jornada de autodescoberta na fantasia steampunk. Ela agradeceu ao diretor Yorgos Lanthimos, com quem acaba de fazer outro filme, “Kinds of Kindness”, ao mesmo tempo que refletiu sobre a natureza colaborativa do cinema. “A melhor parte de fazer filmes é estarmos todos juntos”, disse ela. “Estou profundamente honrado em compartilhar isso com cada membro do elenco, com cada membro da equipe, com cada pessoa que derramou seu amor, seu cuidado e seu brilho na produção deste filme.”
A vitória de Stone foi uma das quatro vitórias de “Poor Things”, que também foi reconhecida em diversas categorias técnicas e abaixo da linha.
Da’vine Joy Randolph ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel como uma enlutada gerente de cafeteria que luta contra a morte de seu filho em “The Holdovers”. Em lágrimas, Randolph agradeceu aos eleitores por “me verem”, acrescentando: “por tanto tempo, sempre quis ser diferente e agora, percebo, só preciso ser eu mesmo”.
“Oppenheimer”, com seu tema solene, foi uma mudança de ritmo para Downey, que passou grande parte das últimas duas décadas interpretando o Homem de Ferro nos filmes da Marvel. “Aqui está o meu segredinho: eu precisava mais deste trabalho do que ele precisava de mim”, disse Downey. O ator, que lutou contra o vício em drogas durante a década de 1990 e os primeiros anos antes de ficar sóbrio e iniciar seu retorno, agradeceu a Tom Hansen, seu advogado de 40 anos – “metade dos quais”, brincou Downey. “Ele passou tentando me fazer um seguro e me resgatar.”
Outros vencedores usaram o tempo no palco para fazer declarações políticas. Jonathan Glazer, diretor do vencedor de melhor longa-metragem internacional “The Zone of Interest”, drama ambientado em Auschwitz, falou sobre a violência no Oriente Médio. Ele citou a mensagem do seu olhar penetrante sobre o Holocausto ao condenar a resposta militar de Israel, bem como os ataques terroristas lançados pelo Hamas no outono passado.
“Nosso filme mostra onde a desumanização leva ao pior”, disse Glazer. “Isso moldou todo o nosso passado e presente. Neste momento, estamos aqui como homens que refutam o seu judaísmo e o Holocausto, sendo sequestrados por uma ocupação que levou ao conflito para tantas pessoas inocentes. Quer sejam as vítimas do 7 de Outubro em Israel ou do ataque em curso a Gaza, todas as vítimas desta desumanização – como podemos resistir?”
“American Fiction”, uma sátira que explora raça e arte, ganhou o prêmio de melhor roteiro adaptado, enquanto o drama de tribunal “Anatomy of a Fall”, ganhou o prêmio de melhor roteiro original. “20 Dias em Mariupol”, uma reportagem angustiante sobre uma cidade ucraniana sitiada, ganhou o prêmio de melhor documentário. O seu diretor, Mstyslav Chernov, chamou a atenção para os custos humanos da invasão da Rússia – uma mensagem que chega num momento em que o apoio dos EUA à Ucrânia está a vacilar. “Os russos estão matando dezenas de milhares de meus compatriotas ucranianos”, disse ele, acrescentando: “Eu gostaria de nunca ter feito este filme. Desejo poder trocar isso com a Rússia [por] nunca atacar a Ucrânia, nunca ocupar as nossas cidades.”
Billie Eilish fez história, tornando-se a mais jovem ganhadora do Oscar duas vezes aos 22 anos, depois de ganhar o prêmio de melhor música por sua balada “Barbie”, “What Was I Made For?” Ela co-escreveu a música com seu irmão, Finneas O’Connell – a dupla ganhou anteriormente por escrever o tema de “No Time to Die” de 2021. No outro extremo da divisão etária, Hayao Miyazaki se tornou o mais velho vencedor do prêmio de melhor filme de animação por “O Menino e a Garça”. O maestro japonês da animação de 83 anos venceu anteriormente por “A Viagem de Chihiro”, de 2002.
Este Oscar de 2024, que homenageia os melhores filmes do ano anterior, chegou em um momento tumultuado para Hollywood, que não teve muito o que comemorar nesses doze meses. Os grandes estúdios passaram grande parte desse tempo envolvidos em disputas laborais com os principais sindicatos de actores e escritores, um impasse que resultou em duas greves dispendiosas que encerraram a produção cinematográfica. Grande parte do debate centrou-se na forma como a revolução do streaming, que mudou a forma como os filmes e programas são feitos e distribuídos, também perturbou a forma como a comunidade criativa lucra com o seu trabalho. Os trabalhadores em greve argumentaram que os royalties que ganham quando os seus filmes aparecem na Netflix, Prime Video, Apple TV+ ou outros streamers são insignificantes em comparação com o que ganharam com plataformas de entretenimento doméstico e licenciamento por cabo, colocando em perigo os seus meios de subsistência.
A mudança para o streaming foi tumultuada em outros aspectos. As empresas de Hollywood passaram grande parte dos últimos cinco anos lançando seus próprios concorrentes internos à Netflix, estreando serviços como Disney+, Paramount+, Peacock ou Max. No entanto, Wall Street tornou-se cada vez mais cética em relação à economia do streaming e preocupada com o facto de estas empresas ainda não terem demonstrado que podem ser suficientemente lucrativas. Isso fez com que os preços das ações da Disney, da Warner Bros. Discovery e de outras grandes empresas de mídia despencassem, desencadeando uma nova onda de cortes e demissões.
O Oscar, que vem sofrendo com a queda na audiência, também enfrenta dúvidas sobre sua relevância. No ano passado, um público de 18,75 milhões de pessoas sintonizou-se para assistir “Everything Everywhere All at Once” ganhar os principais prêmios. Isso foi um aumento em relação aos 16,62 milhões de espectadores do programa de 2022, mas está muito longe do recorde de 57,25 milhões de espectadores que testemunharam “Titanic” capturar a melhor imagem em 1998. A esperança é que com filmes populares como “Oppenheimer” e “ Barbie” nomeada para os prêmios principais, as classificações irão melhorar.
Jimmy Kimmel, retornando para uma quarta rodada como apresentador do Oscar, iniciou a cerimônia com piadas sobre o desprezo da Academia pela cineasta “Barbie” Greta Gerwig na categoria de direção, a duração excessiva de muitos dos filmes indicados (“Oppenheimer” e “Killers of the Flower Moon” ultrapassou a marca de três horas) e a namorada muito mais jovem de Robert De Niro. Ele também descobriu o lado humorístico das greves.
“Aprendemos muito enquanto estávamos no piquete”, disse Kimmel. “A greve levantou questões sobre a nossa indústria, como, se um filme estreia no The Grove e não há atores lá para promovê-lo, Mario Lopez faz algum som?”
Kimmel encerrou seu monólogo convocando “os caminhoneiros, os caminhoneiros, os capangas, os capangas” para se juntarem a ele no palco, elogiando-os por se recusarem a cruzar os piquetes enquanto atores e escritores lutavam por um contrato melhor.
“Vamos, pessoal, façam uma reverência”, disse Kimmel. “Curve-se. Você merece isso. Obrigado por estar conosco.”
Esses trabalhadores, muitos deles membros do IATSE, estão negociando seus próprios acordos com os estúdios. Se as negociações fracassarem, poderão entrar em greve neste verão, levando a outro período de paralisações de produção e piquetes.
A política intercedeu de outras maneiras. Perto do final da transmissão de três horas e meia, Kimmel subiu ao palco para ler uma crítica de Donald Trump, ex-residente da Casa Branca e presumível candidato republicano à presidência.
“Já houve um apresentador PIOR do que Jimmy Kimmel no Oscar?”, escreveu Trump em seu site de mídia social, Truth Social. “Sua abertura foi a de uma pessoa abaixo da média tentando muito ser algo que ele não é e que nunca poderá ser.”
A resposta de Kimmel a um crítico que foi indiciado em quatro processos criminais foi igualmente contundente. “Já não passou da sua pena de prisão?” ele perguntou.
Aqui está a lista completa dos vencedores:
Melhor Foto:
“American Fiction”, Ben LeClair, Nikos Karamigios, Cord Jefferson e Jermaine Johnson, produtores
“Anatomia de uma Queda”, Marie-Ange Luciani e David Thion, produtores
“Barbie”, David Heyman, Margot Robbie, Tom Ackerley e Robbie Brenner, produtores
“The Holdovers”, Mark Johnson, produtor
“Killers of the Flower Moon”, Dan Friedkin, Bradley Thomas, Martin Scorsese e Daniel Lupi, produtores
“Maestro”, Bradley Cooper, Steven Spielberg, Fred Berner, Amy Durning e Kristie Macosko Krieger, produtores
“Oppenheimer”, Emma Thomas, Charles Roven e Christopher Nolan, produtores (WINNER)
“Vidas Passadas”, David Hinojosa, Christine Vachon e Pamela Koffler, produtores
“Poor Things”, Ed Guiney, Andrew Lowe, Yorgos Lanthimos e Emma Stone, produtores
“A Zona de Interesse”, James Wilson, produtor
Melhor Diretor:
Justine Triet – “Anatomia de uma Queda”
Martin Scorsese – “Assassinos da Lua das Flores”
Christopher Nolan – “Oppenheimer” (VENCEDOR)
Yorgos Lanthimos – “Pobres Coisas”
Jonathan Glazer – “A zona de interesse”
Ator em papel principal:
Bradley Cooper – “Maestro”
Colman Domingo – “Rustin”
Paul Giamatti – “Os Remanescentes”
Cillian Murphy – “Oppenheimer” (VENCEDOR)
Jeffrey Wright – “Ficção Americana”
Atriz em papel principal:
Annette Bening – “Nyad”
Lily Gladstone – “Assassinos da Lua das Flores”
Sandra Hüller – “Anatomia de uma Queda”
Carey Mulligan – “Maestro”
Emma Stone – “Poor Things” (VENCEDOR)
Ator em papel coadjuvante:
Sterling K. Brown – “Ficção Americana”
Robert De Niro – “Assassinos da Lua das Flores”
Robert Downey Jr. – “Oppenheimer” (VENCEDOR)
Ryan Gosling – “Barbie”
Mark Ruffalo – “Pobres Coisas”
Atriz em papel coadjuvante:
Emily Blunt – “Oppenheimer”
Danielle Brooks – “A Cor Púrpura”
América Ferrera – “Barbie”
Jodie Foster – “Nyad”
Da’Vine Joy Randolph – “The Holdovers” (VENCEDOR)
Roteiro Adaptado:
“American Fiction”, escrita para o cinema por Cord Jefferson (WINNER)
“Barbie”, escrita por Greta Gerwig e Noah Baumbach
“Oppenheimer”, escrito para o cinema por Christopher Nolan
“Poor Things”, roteiro de Tony McNamara
“A Zona de Interesse”, escrito por Jonathan Glazer
Roteiro Original:
“Anatomia de uma Queda”, roteiro de Justine Triet e Arthur Harari (VENCEDOR)
“The Holdovers”, escrito por David Hemingson
“Maestro”, escrito por Bradley Cooper e Josh Singer
“Maio Dezembro”, roteiro de Samy Burch; história de Samy Burch e Alex Mechanik
“Vidas Passadas”, escrita por Celine Song
Cinematografia:
“El Conde” – Edward Lachman
“Assassinos da Lua Flor” – Rodrigo Prieto
“Maestro” – Matthew Libatique
“Oppenheimer” – Hoyte van Hoytema (VENCEDOR)
“Poor Things” – Robbie Ryan
Música original:
“The Fire Inside” de “Flamin’ Hot”, música e letra de Diane Warren
“I’m Just Ken” de “Barbie”, música e letra de Mark Ronson e Andrew Wyatt
“It Never Went Away” de “American Symphony”, música e letra de Jon Batiste e Dan Wilson
“Wahzhazhe (A Song For My People)” de “Killers of the Flower Moon”, música e letra de Scott George
“What I was made for?” de “Barbie”, música e letra de Billie Eilish e Finneas O’Connell (WINNER)
Figurino:
“Barbie” – Jacqueline Durran
“Assassinos da Lua das Flores” – Jacqueline West
“Napoleão” – Janty Yates e Dave Crossman
“Oppenheimer” – Ellen Mirojnick
“Poor Things” – Holly Waddington (VENCEDOR)
Som:
“O Criador”, Ian Voigt, Erik Aadahl, Ethan Van der Ryn, Tom Ozanich e Dean Zupancic
“Maestro”, Steven A. Morrow, Richard King, Jason Ruder, Tom Ozanich e Dean Zupancic
“Missão: Impossível – Dead Reckoning Parte Um”, Chris Munro, James H. Mather, Chris Burdon e Mark Taylor
“Oppenheimer”, Willie Burton, Richard King, Gary A. Rizzo e Kevin O’Connell
“A Zona de Interesse”, Tarn Willers e Johnnie Burn (VENCEDOR)
Pontuação original:
“Ficção Americana” – Laura Karpman
“Indiana Jones e o mostrador do destino” John Williams
“Assassinos da Lua das Flores” – Robbie Robertson
“Oppenheimer” – Ludwig Göransson (VENCEDOR)
“Coitadas” – Jerskin Fendrix
Curta-metragem de ação ao vivo:
“O Depois”, Misan Harriman e Nicky Bentham
“Invencível”, Vincent René-Lortie e Samuel Caron
“Cavaleiro da Fortuna”, Lasse Lyskjær Noer e Christian Norlyk
“Vermelho, Branco e Azul”, Nazrin Choudhury e Sara McFarlane
“A Maravilhosa História de Henry Sugar”, Wes Anderson e Steven Rales (VENCEDOR)
Curta-metragem de animação:
“Carta a um Porco”, Tal Kantor e Amit R. Gicelter
“Noventa e Cinco Sentidos”, Jerusha Hess e Jared Hess
“Nosso uniforme”, Yegane Moghaddam
“Paquiderme”, Stéphanie Clément e Marc Rius
“A guerra acabou! Inspirado na música de John e Yoko”, Dave Mullins e Brad Booker (WINNER)
Longa-metragem documental:
“Bobi Wine: O Presidente do Povo”, Moses Bwayo, Christopher Sharp e John Battsek
“A Memória Eterna”
“Quatro Filhas”, Kaouther Ben Hania e Nadim Cheikhrouha
“To Kill a Tiger”, Nisha Pahuja, Cornelia Principe e David Oppenheim
“20 Dias em Mariupol”, Mstyslav Chernov, Michelle Mizner e Raney Aronson-Rath (VENCEDOR)
Curta-metragem documental:
“O ABC da proibição de livros”, Sheila Nevins e Trish Adlesic
“O Barbeiro de Little Rock”, John Hoffman e Christine Turner
“Ilha no Meio”, S. Leo Chiang e Jean Tsien
“A Última Oficina de Reparos”, Ben Proudfoot e Kris Bowers (VENCEDOR)
“Nǎi Nai & Wài Pó”, Sean Wang e Sam Davis
Longa-Metragem Internacional:
“Io Capitano” (Itália)
“Dias Perfeitos” (Japão)
“Sociedade da Neve” (Espanha)
“A Sala dos Professores” (Alemanha)
“Zona de Interesse” (Reino Unido) (VENCEDOR)
Longa-metragem de animação:
“O Menino e a Garça”, Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki (VENCEDOR)
“Elemental”, Peter Sohn e Denise Ream
“Nimona”, Nick Bruno, Troy Quane, Karen Ryan e Julie Zackary
“Robot Dreams”, Pablo Berger, Ibon Cormenzana, Ignasi Estapé e Sandra Tapia Díaz
“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, Kemp Powers, Justin K. Thompson, Phil Lord, Christopher Miller e Amy Pascal
Maquiagem e penteado:
“Golda”, Karen Hartley Thomas, Suzi Battersby e Ashra Kelly-Blue
“Maestro”, Kazu Hiro, Kay Georgiou e Lori McCoy-Bell
“Oppenheimer”, Luisa Abel
“Poor Things”, Nadia Stacey, Mark Coulier e Josh Weston (VENCEDOR)
“Sociedade da Neve”, Ana López-Puigcerver, David Martí e Montse Ribé
Design de produção:
“Barbie”, design de produção: Sarah Greenwood; Decoração do cenário: Katie Spencer
“Killers of the Flower Moon”, design de produção: Jack Fisk; Decoração do cenário: Adam Willis
“Napoleão”, design de produção: Arthur Max; Decoração do cenário: Elli Griff
“Oppenheimer”, design de produção: Ruth De Jong; decoração do cenário: Claire Kaufman
“Poor Things”, design de produção: James Price e Shona Heath; decoração do cenário: Zsuzsa Mihalek (VENCEDOR)
Edição de filme:
“Anatomia de uma Queda” – Laurent Sénéchal
“Os Remanescentes” – Kevin Tent
“Assassinos da Lua das Flores” – Thelma Schoonmaker
“Oppenheimer” – Jennifer Lame (VENCEDORA)
“Coitadas” – Yorgos Mavropsaridis
Efeitos visuais:
“O Criador”, Jay Cooper, Ian Comley, Andrew Roberts e Neil Corbould
“Godzilla Minus One”, Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima (VENCEDOR)
“Guardiões da Galáxia Vol. 3”, Stephane Ceretti, Alexis Wajsbrot, Guy Williams e Theo Bialek
“Missão: Impossível – Dead Reckoning Parte Um”, Alex Wuttke, Simone Coco, Jeff Sutherland e Neil Corbould
“Napoleão”, Charley Henley, Luc-Ewen Martin-Fenouillet, Simone Coco e Neil Corbould
Olá, meu nome é Sun (sim, é Sun mesmo), tenho 24 anos e sou formada em técnico de Design Gráfico e licenciatura e bacharelado em História.
Meus maiores hobbies incluem assistir diversos filmes (e consequentemente, viver com a aba de notas do IMDB em aberto), assistir a mesma série inúmeras vezes, jogar vídeo game e jogos de tabuleiro, desenhar e parar donos distraídos passeando com os seus bichinhos na rua para fazer carinho.
Estou aqui para escrever sobre assuntos que eu me interesso muito com a intenção de informar e entreter cada um de vocês.