O Brutalista foi exibido na 48° Mostra de São Paulo filme está sendo elogiado pela crítica internacional será filme e obra prima moderna vamos descobrir?
Sinopse: Quando o visionário arquiteto László Toth e sua esposa Erzsébet fogem da Europa do pós-guerra em 1947 para reconstruir seu legado e testemunhar o nascimento da América moderna, suas vidas são mudadas por um misterioso e rico cliente.
Brutalista significa na arquitetura algo cru ou bruto feito de concreto sendo algo simples em questão de estrutura o filme tem muitos paralelos o movimento arquitetônico e um relato sobre sonho americano, obsessão e relações sobre família. O longa usa 3h 35min para contar uma das história mais interessantes de 2024.
O filme utiliza tema do sonho americano é utilizado aqui com pano de fundo algo maior László Toth e interpretado por Adrien Brody consegue captar tom desse épico faz uma das melhores atuações masculinas do ano Brody da vida a figura um tanto difícil de lidar com personalidade forte nosso protagonista traz verdadeiros dramas na qual cria uma verdade conexão as atitudes dele.
Atriz Felicity Jones outro ponto alto tem uma das atuações íntimas de sua carreira ela faz esposa separada sem marido por conta da vida do marido ao Estados Unidos com uma relação no passado dava certo agora está em crise sensibilidade da atriz mostra a mesmo pessoa frágil mas voraz momento legais do filme. Guy Pearce que faz um empresário em seu momento de queda traz uma atuação bem impressionante com personagem no início traz algo arrogante para lado mais emocional acredito que ambos têm chances na indicação a temporada de prêmios.
Brady Corbet diretor e roteirista do longa junto a Mona Fastvold tem uma visão tanto pessoal a personagem que escreve todo aqui tem motivações e ambições , desejo e sonhos mas maneira com e colocado tem tela e muito real os diálogos do longa faz tem reflexões sobre o ser humano esse épico sobre a américa traz muito além do sonho americano traz a queda e ascensão de homem e sua família.
No início quando descobrir filme tinha 3h 35 mim deu certo receio de pensar passaria a eternidade vindo a produção mas caiu por terra esse pensamento a montagem faz passar filme muito rápido algo inédito para minha experiência existem um momento de intervalo 15 min dá para dar respirada com primeira parte após isso existem segunda parte maravilhosa temos aprofundamento de arcos além direção muito boa de Corbet.
Algo de elogiar com a produção do longa traduzido um orçamento US$6 milhões em algo épico mesmo para algo pequeno tem muitos elementos grandes aqui seja cenários a lindíssima fotografia filmada 70mm algo que raro em Hollywood atualmente faz imersão ser maior.
O Brutalista é um dos melhores filmes de 2024 da minha opinião épico de baixo orçamento mostra sua magnitude nos pequenos detalhes fazem o longa ser principal nome da temporada de prêmios do ano que vem.
Longa estreia nos cinemas nacionais em 6 fevereiro de 2025.
NOTA 8/10
Estudante de jornalismo fã da cultura pop Adora ir ao cinema vivenciar a experiência vem bom filme ou ruim (sendo ruim vai ser detonado com classe ou não) adora ouvir música e ler livros iniciante do mundo dos jogos