Com mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias globais, Deadpool & Wolverine se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos e o maior sucesso que o Universo Cinematográfico Marvel precisava em um período de sério declínio. Embora a resposta crítica e comercial a filmes recentes como Eternals, Thor: Love and Thunder, Ant-Man & The Wasp: Quantumania e The Marvels tenham sido decepcionantes, Deadpool & Wolverine provou rejuvenescer o amor do público por filmes de super-heróis ao servir como uma “carta de amor” aos heróis da era da Marvel da 20th Century Fox. É um filme que certamente entreterá o jovem fã de histórias em quadrinhos em todos, mas Deadpool & Wolverine assumiu um peso de autoimportância que é inerentemente contraditório ao ethos do personagem.
‘Deadpool & Wolverine’ se tornou a coisa que está criticando
Os dois primeiros filmes de Deadpool tiveram sucesso porque brincaram com os limites do universo X-Men, mas nunca foram tão longe a ponto de fazer mais do que o menor dos crossovers. Embora certamente tenha havido muitas piadas feitas às custas do Wolverine de Hugh Jackman e da natureza confusa da linha do tempo da série X-Men, Deadpool e Deadpool 2 funcionaram porque Ryan Reynolds foi capaz de incorporar o espírito de azarão de um personagem que nunca deveria ter sido comercial. É mais do que um pouco irônico que Deadpool, uma franquia que finalmente conseguiu ver a luz do dia por causa do vazamento de filmagens de teste não lançadas, acabou se tornando a série encarregada de resolver as diferentes linhas do tempo dentro do multiverso.
Mesmo que haja algumas piadas leves sobre as falhas recentes da Marvel Studios, Deadpool e Wolverine trataram o MCU com um nível de reverência que foi surpreendente às vezes. Sem mencionar que a maior parte da trama envolvendo a Autoridade de Variância Temporal seria essencialmente incompreensível para qualquer um que ainda não tivesse se familiarizado com Loki. Deadpool tem a tarefa de restaurar o equilíbrio do universo, o que essencialmente arruína a piada de que a franquia foi criada para aqueles que se sentiram esgotados pela superexposição de filmes de super-heróis. Parece estranho que um personagem cuja natureza inerente é criar o caos agora dê tanta importância em garantir que o público se lembre de toda a boa vontade que tanto o MCU quanto a 20th Century Fox conquistaram no passado.
‘Deadpool & Wolverine’ interpretou com muita sinceridade
Deadpool & Wolverine tem mais respeito pelo gênero de super-heróis do que as entradas anteriores da série, sugerindo que o próprio Wade amadureceu a ponto de querer se tornar um herói de verdade depois de implorar a Happy Hogan (Jon Favreau) para deixá-lo se juntar aos Vingadores. Embora os outros filmes tenham mostrado que Wade queria salvar pessoas vulneráveis como Firefist (Julian Dennison) com quem ele pudesse se identificar, parecia estranho para ele tentar salvar a “Linha do Tempo Sagrada” e essencialmente se tornar um fanboy do Wolverine em Deadpool & Wolverine. Seria uma coisa se Wade estivesse lutando apenas por Vanessa (Morena Baccarin), mas a ideia de que ele está se esforçando para salvar personagens como Gambit (Channing Tatum), Blade (Wesley Snipes), Elektra (Jennifer Garner) e Laura (Dafne Keen) parece o tipo de coisa que Deadpool tiraria sarro. Deadpool tem sido tradicionalmente uma franquia bastante sarcástica, mas a montagem definida para “Good Riddance” do Green Day que conclui o filme é muito sentimental e quase melosa.
Deadpool & Wolverine, no final das contas, não tem sucesso por seus próprios méritos, pois não há uma única crítica positiva para o filme que não elogie os sentimentos nostálgicos que vêm com o retorno de personagens mais velhos. É difícil não pensar nas críticas de Martin Scorsese ao gênero de super-heróis, nas quais ele comparou os filmes a “parques temáticos”, no sentido de que eles apenas fornecem entretenimento temporário e não têm nenhum valor duradouro ou riscos emocionais. A fusão da 20th Century Fox e Walt Disney Studios teve muitas consequências e resultou em perda significativa de empregos e falta de impulso criativo. Embora criticar o declínio da franquia Deadpool possa parecer uma queixa menor ao considerar as mudanças culturais maiores em jogo, incorporar a franquia ao MCU significa que Deadpool agora faz parte de uma marca e não é mais o personagem transgressor que ele já foi.
Escrita por: Liam Gaughan.
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