Needy, personagem de Garota Infernal ilustra o tema "As Piores Amizades do Cinema"

Antes só do que mal acompanhado: veja as amizades mais tóxicas dos filmes

Você já teve algum amigo que todos em volta te alertaram de que era furada? Aquele que sua mãe nunca gostou, mesmo ele sendo muito legal? Pois é. Assim como na vida real, na ficção também existem amizades completamentes radioativas de tão tóxicas. Muitas vezes, elas são as verdadeiras vilãs dos filmes e passam despercebidas, enquanto vão destruindo a vida dos protagonistas.

Nem toda amizade tóxica é igual, e às vezes nem reconhecemos quando ela é porque não percebemos o quão estranhos são certos comportamentos. Principalmente porque dá para disfarçar muita coisa com o “estou fazendo porque quero seu bem”. Mas de boas intenções o inferno e está cheio, e estes personagens estão bebendo um belo coquetel na área VIP do Inferno. Então vem descobrir quem são os amigos da onça.

O Diário da Princesa

Já abrimos a lista com uma das piores, a Lilly era abominável com a Mia. Estava sempre puxando a garota para baixo com o discursinho de que ela estava “mudando” e “abandonando quem ela realmente era”. E fala sério, se você descobrisse que sua melhor amiga é uma princesa, você estaria bem ocupada andando de cavalo (ou nesse caso, limusine) e visitando castelos com ela para ficar criando picuinha. Um grande exemplo disso é quando Mia alisa o cabelo e Lilly surta. É claro que há o fato de Mia não precisava ter alisado o cabelo como “glow up”, mas o ano era 2024. E esse não foi o motivo de Lilly ter se chateado, mas sim porque Mia agora estava chamando a atenção, quando antes era invisível como ela. Como se Mia só fosse uma boa amiga se estivesse sempre na mesma situação que Lilly. Ela é aquele clássico caso de “as pessoas querem te ver bem, mas não ‘melhor’ que elas”.

Sabe aquele vídeo da Supervulgar em que ela grita “Minha filha, esse homem te odeia!!!” Então. Lilly é a versão amizade desse áudio, porque não tem como ser tão maldosa e manipuladora assim a menos que você ODEIE sua suposta amiga.

Garota Infernal

A amizade tóxica de Needy e Jennifer é uma das mais interessantes e complexas da lista. A relação das garotas envolve jogos de poder, manipulação, competitividade e, ao mesmo, uma certa atração. Talvez elas sejam o exemplo mais latente do “evento canônico”. Todos tem aquela ex-melhor amiga que por muito tempo nos causou arrepios só de lembrar da existência, mas de quem ainda sempre lembrávamos o aniversário. A dinâmica de alguém que está sempre no controle das situações, que sempre se sente como a protagonista enquanto sua melhor amiga é sempre sua coadjuvante, sempre ali. E como a quebra desse padrão quando Jennifer percebe que Needy não orbita mais ao redor dela, que tem as próprias relações sem intermédio de Jennifer desperta o sentimento de que Needy a traiu, apenas por ter a própria vida.

Veja Também:  Crítica: Relatos Salvajes (Relatos Selvagens) — 2014

Sierra Burgess

Uma das piores amizades do cinema não poderia deixar de envolver uma das piores personagens já escritas. Eu lembro vividamente de assistir esse filme quando foi lançado e finalmente perceber que a Sierra na verdade era a vilã. Ignorando a premissa já terrível de que Sierra chega a cometer assédio s*xual e nunca enfrenta consequências por suas péssimas (e criminosas) ações e ainda sai como vítima da ‘feiura’, algo muito interessante acontece nesse filme: amamos quem presumimos que vamos odiar e odiamos quem achamos que vamos gostar. Veronica é uma das únicas coisas que valem à pena no filme, toda sua construção é muito boa de assistir. Você acompanha sua redenção, que acontece de um jeito bem natural, e acaba se apaixonando por ela.

A garota confia em Sierra, que usa todas as suas fragilidades contra ela quando é conveniente. E o pior: no fim de tudo, ela nunca reconhece realmente que errou. Apenas justifica seus erros com o quanto sofreu por ser vista como feia. A protagonista é tão mau caráter com todo mundo que, ao final do filme, você percebe que ela era excluída não só por causa do bullying, mas porque realmente era uma pessoa terrível.

O Diabo Veste Prada

Parece que a sina da Anne Hathaway é ter sempre as piores amizades do cinema. Aparecendo mais uma vez na lista, mas agora como Andrea, os verdadeiros vilões do filme são seus amigos (e seu namorado), e não Miranda. Porque sim, o ambiente de trabalho não era saudável, o burnout era iminente para todos e Miranda era manipuladora e extrapolava os limites da relação funcionário e chefe. Mas era apenas a chefe da Andrea. Pior eram seus supostos amigos, que tinham o mesmo estilo de pensamento de que evoluir e consequentemente ir mudando significa uma falha de caráter, como se pudessem falar mais por Andrea do que ela mesma. Eles debochavam dela, não a apoiavam e diminuíam seu trabalho. Quando Andrea parou de se encaixar no que eles esperavam dela, eles se viraram contra ela. Eles se afastarem foi um grande livramento.

Veja Também:  Enredo da puberdade de Inside Out 2 detalhado pelo diretor da sequência da Pixar

Meninas Malvadas

Para finalizar a lista dos piores amigos do cinema, temos um dos filmes que mais a inspiraram. Mas não, a amizade tóxica que entra na lista não é a relação da Regina com as Plásticas, embora a amizade delas também seja péssima. Mas existe uma amizade que passa despercebida e é bem mais prejudicial, justamente porque ninguém percebe na história: Cady e Janis.

É verdade, parafraseando a reprise de Someone Gets Hurt (canção do Musical), Cady se perdeu mesmo no fingimento de ser como as Plásticas e deixou Janis e Damian de lado, mentindo para eles, para viver o brilho da popularidade e ficar com Aaron. No entanto, a ideia toda foi de Janis. Cady só queria fazer parte de algo, ter amigos; era Janis que, cega pela chance de se vingar, não deixava a garota em paz. Várias vezes ao longo do filme, Cady perguntava se podiam fazer algo juntos de verdade, mas Janis sempre arrumava um jeito de fazer a situação ser sobre as Plásticas, além de manipulá-la a fazer coisas que ela achava que iam longe demais. Janis usou Cady para seus próprios interesses desde o começo, e ficou brava quando Cady fez o mesmo.

Embora todos tenham tido sua redenção e os três tenham se acertado no final, as últimas cenas dão a entender que Cady era a mais errada da história, e que Janis estava mais no papel de aceitar suas desculpas do que ambas se desculparem uma com a outra.

E essa foi a lista das piores amizades do cinema. Se alguma dessas nunca te aconteceu, eu espero que nunca aconteça. Mas se aconteceu, em qual destas personagens ela mais se encaixava?

By Keith Ives

Uma enciclopédia humana de comédias românticas. Tenho gosto musical duvidoso e gosto de fingir que estou em um talk show enquanto lavo a louça. Quando não estou assistindo a filmes, estou fazendo miniaturas deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial