Uma música marcada na história

Está disponível no catálogo da Netflix o documentário ‘A Noite que Mudou o Pop’, produzido por Lionel Richie, um dos principais responsáveis pela música “We Are the World”.

Quem diria que uma madrugada, em janeiro de 1985, seria marcada pela gravação de uma música que marcou a reunião de grandes estrelas da música. O longa conta a história da criação da música e dos bastidores para reunir e gravar o tema que seria um marco histórico para a arte.

Michael Jackson e Lionel Richie trabalharam juntos na letra e composição musical, mas o que não imaginavam é que a gravação seria o maior dos desafios. A ideia era reunir os maiores nomes atuais da cena musical para transmitir a mensagem de união contra a fome na África. Nomes como Ray Charles, Bob Dylan, Tina Turner, Stevie Wonder, Bruce Springsteen e diversos outros artistas estiveram presentes na noite da gravação.

O documentário foca em como esses artistas se uniram ao processo, como alguns quase não compareceram de último momento (como Cindy Lauper) e da espera até o último segundo por nomes que não foram (como Prince). A noite começou agitada com a premiação do American Music Award e terminou em um cansativo show de vozes no estúdio A&M, em Los Angeles.

Desde o princípio da noite, os produtores do vídeo já sabiam que seria uma corrida contra o tempo e um problema controlar a união de artistas tão distintos entre si. Ver como Bob Dylan necessitou o apoio de Stevie Wonder para gravar a sua parte é algo que faz o documentário valer a pena. São diversos os momentos de interações entre artistas que amamos e de dedicação de muitos para fazer acontecer durante a noite mais larga da música em 1985.

Veja Também:  Crítica: Willy's Wonderland (2021)

‘A Noite que Mudou o Pop’ é um documentário que poderia mostrar ainda mais dos bastidores da gravação de “We Are the World”, mas é um grande passatempo para quem gosta desse tipo de história. Saber como foi feita a música que ressona até hoje em momentos de crise é interessante e empolgante.

By Matheus Gomes

Gaúcho, vive em Buenos Aires (ARG) e amante da sétima arte desde pequeno. Produtor audiovisual independente na GAMA12 Produções, esteve no Festival de Cannes 2019 com o projeto "3 dias em Cannes" e foi assistente de produção de obra teatral na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial